quinta-feira, 28 de agosto de 2014

COMPARTILHANDO PRÁTICAS

3º ANO VIVENCIA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE OBRA DE GUSTAVO ROLDÁN

 
A vivência de sequências didáticas tem se tornado algo cotidiano em nossa escola. A exemplo disso, mostraremos aqui a excelente situação de aprendizagem criada a partir da sequência didática planejada pela professora Síntia e vivenciada pelos alunos do 3º ano.
 
A partir da exploração do livro O Ouriço de Gustavo Roldán, a professora pôde trabalhar dentro de uma perspectiva interdisciplinar as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte, tudo isso de uma forma criativa e muito divertida.
 
Vamos conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido?
 
Período de vivência: uma semana
 
1ª etapa
- Leitura do livro "O Ouriço" de Gustavo Roldán;
- Leitura da biografia de Gustavo Roldán;
- Preenchimento de gráfico, a partir da leitura de tabela;
- Confecção, leitura e apreciação de cartaz com texto informativo sobre a espécie Ouriço Cacheiro;

 

 
2ª etapa
- Atividade escrita e discussão sobre a cadeia alimentar;
- Atividade impressa sobre cadeia alimentar;
- Releitura de "O Ouriço" com produção de histórias em quadrinhos;
 
3ª etapa
- Reescrita de receita de massa de modelar caseira no caderno, pelo quadro;
- Atividade em grupos para confecção de massa de modelar, seguindo a receita do quadro;
- Confecção individual de ouriços com massa de modelar e palitos de dente;
- Atividade em duplas com elaboração de situações problema de adição e subtração, a partir de imagem e resolução em sala;


 4ª etapa
- Identificar o habitat dos ouriços na América do Sul, a partir da localização de informações explícitas no cartaz e interpretação do mapa;

5ª etapa
- Elencar objetos com medidas aproximadas ao peso e comprimento da espécie ouriço por meio de medições e pesagens em sala;
- Produção de lista temática: Animais comuns ao espaço local.




 
Postado por Aldelany Cláudia (Coordenadora Pedagógica) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário